Ir para o conteúdo

Brasil – Turismo

 

 

O Brasil é um dos países mais procurados pelos turistas quando começam a fazer o roteiro de férias. Admirado, principalmente, por suas belezas naturais, é o quinto maior país do mundo, com mais de oito milhões de quilômetros quadrados de extensão territorial, que vão desde praias maravilhosas até a floresta Amazônica e áreas montanhosas.

 

Hoje, a população do Brasil chega a quase 190 milhões de habitantes, e durante os seus mais de 500 anos de história foram construídas cidades, monumentos e construções que marcaram época. Sendo assim, quase todas as cidades do país possuem uma história para contar.

 

Tendo Brasília como capital, não podemos deixar de destacar sua exuberância. A cidade foi projetada pelo premiado arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Um dos lugares mais bonitos para ser visitado é a Ponto JK, que chega a ser comparada a Golden Gate, em São Francisco (EUA). As linhas sinuosas e arrojadas dessa ponte fazem dela uma bela visão em qualquer momento do dia e sob qualquer ângulo. Mas, especialmente à noite, quando os efeitos da iluminação a torna ainda mais espetacular.

 

A diversidade cultural faz com que o Brasil tenha um enorme potencial turístico, mesmo não sendo explorado em sua totalidade. Essa variedade pode ser observada nos lugares mais visitados do país, que são bem diferentes de acordo com a região.

 

As exuberantes quedas d’água das Cataratas do Iguaçu, no Paraná, começaram a se formar há cerca de 150 milhões de anos, possuem 275 quedas isoladas, atingem até 80m de altura e ficam situadas na divisa entre Brasil e Argentina. Um verdadeiro espetáculo aquático que é visitado por milhares de turistas todos os anos. Além disso, o local foi declarado patrimônio natural da humanidade pela UNESCO, em 1986. E graças a sua beleza imponente está concorrendo ao título de uma das sete novas maravilhas naturais do mundo.

 

O Rio de Janeiro é a metrópole brasileira com mais belezas naturais do país, tem o Cristo Redentor como um dos seus principais representantes. Inaugurado em 12 de outubro de 1931, foi eleito pelos cariocas como “O símbolo do Rio” em 1994, em 2002 foi escolhido a maravilha da cidade e em 2007 foi nomeado uma das sete novas maravilhas do mundo. Com 38 metros de altura, localizado no morro do Corcovado (que tem 710m de altura), possibilita uma das mais belas vistas de toda a cidade. De lá, é possível ter uma visão ampla de cada pedacinho do Rio de Janeiro.

 

A costa brasileira é um espetáculo à parte. De Norte a Sul chama a atenção de todos que vêm visitar o país. Com clima quente e ensolarado o ano todo, o litoral do Nordeste preserva algumas das melhores praias que vão de desérticas a movimentadas, para agradar a todos os gostos. As areias claras e águas transparentes das praias do Sul tornam a região conhecida por abrigar belas paisagens visitáveis durante todo o verão.

 

A Floresta Amazônica, a maior do mundo, é dona de uma biodiversidade única e concentra 60% das formas de vida existentes no planeta, com árvores gigantescas, plantas de todos os tipos e os mais diversos animais. O turista pode desfrutar de passeios ecológicos, a pé ou de barco, admirar a cultura e participar das inúmeras festas folclóricas.

 

Com a população acolhedora, lindos cenários naturais e o clima sempre agradável, o Brasil tem tudo para ser o enredo de grandes histórias e viagens inesquecíveis.